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domingo, 21 de janeiro de 2018

INTERPRETANDO O PROBLEMA - Dificuldades de Aprendizagem


     Esse vídeo traz exemplos comuns de alunos com dificuldades de aprendizagem e mostra como pode haver erros de interpretação do problema. 

 Fonte: Smith & Corine 2012

      O vídeo acima possuem caráter meramente informativo e não substitui a consulta ao seu médico de confiança. Não é finalidade deste blog a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de parecer ou diagnóstico aos visitantes, tarefa esta que é reservada exclusivamente a profissionais de saúde especializados.

Livro: O grande dia - Patrícia Engel

      O caminho de sucesso de um atleta por vezes vai além da superação dos limites físicos, no livro abaixo da escritora Patrícia Engel, um menino cadeirante conta como superou seus limites e chegou a final do campeonato de futebol.

Boa Leitura












Livro: A voz da estrela - Claudia Cotes

     Apesar de o Brasil ter um dos melhores tratamentos contra HIV/Aids em todo o mundo — reconhecido e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) —, a exclusão social e o preconceito sofridos pelos portadores do vírus ainda são um grande obstáculo. Esse livro faz uma breve viagem ao Universo de um portador do vírus HIV bem como de uma mãe que soube em meio a dor da sua perda encontrar forças para ajudar aos excluídos.

       O livro infantil abaixo não fere as leis, pois foi disponibilizado gratuitamente por sua autora e portanto, pode ser livremente baixado e utilizado! Esta é uma iniciativa da Fundação Educar Dpaschoal.  e Domínio Publico.

Boa Leitura!!










 

sábado, 20 de janeiro de 2018

Livro Infantil: Bicho carpinteiro - Cláudia Cotes

      

     A leitura desse livro nos proporciona entender um pouco mais sobre TDAH, mas você sabe o que é isso? 

    O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que aparece na infância e que na maioria dos casos acompanha o indivíduo por toda a vida. O TDAH se caracteriza pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade sendo a apresentação predominantemente desatenta conhecida por muitos como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).

      O livro infantil abaixo não fere as leis, pois foi disponibilizado gratuitamente por sua autora e portanto, pode ser livremente baixado e utilizado! Esta é uma iniciativa da Fundação Educar Dpaschoal.  e Domínio Publico. 

Boa Leitura!!!


























A criança que morde

  
      Quando uma criança morde, pode ser um sinal de que esteja sofrendo algum problema emocional. Pode ser parte do desenvolvimento normal morder de vez em quando, mas o morder persistentemente é um sinal de que a criança tem problemas emocionais ou de comportamento.
     Enquanto muitas crianças brigam ocasionalmente com outras ou lhes batem, a agressão física frequente e/ou severa pode significar que a criança tem sérios problemas emocionais ou de comportamento que requerem uma avaliação e intervenção profissional.

Quando as crianças mordem

 

      O ato de brigar ou de morder de uma criança quando vai à escola pode se transformar num sério problema. Nesta idade as crianças têm muito contato com seus companheiros e espera-se que elas sejam capazes de fazer amigos e conviver bem com eles.
      Muitas crianças começam a morder agressivamente durante os três primeiros anos de vida. O ato de morder pode ser uma maneira pela qual a criança esteja provando seu poder para chamar a atenção. Algumas crianças mordem porque se sentem infelizes, ansiosas, ou ciumentas, e outras, simplesmente para dizer 'estou aqui'.
      Algumas vezes este ato, em crianças maiores, pode ser resultado de uma disciplina excessiva ou severa, ou por ter sido exposta à violência física. Os pais devem recordar que as crianças pequenas que estão perdendo dentes também podem morder.

O que fazer quando a criança morde

 

- Imediatamente diga-lhe: “NÃO”, em tom calmo, mas firme e com cara de desaprovação. Os maus hábitos devem ser cortados pela raiz.
- Cuide da pessoa que sofreu a mordida e a acolha. Se o seu filho tem mais de 3 anos de idade, chame-o para que te ajude no cuidado da pessoa machucada. Ele precisa conhecer as consequências dos seus atos.
- Evite que se estigmatize o seu filho como ‘a criança mordedora’.
- Ao bebê que começa a caminhar (1 a 2 anos), simplesmente o afaste do outro bebê que esteja tentando morder.
- À criança pequena (2 a 3 anos), diga-lhe: “Não é correto morder porque machuca as pessoas”.
- NÃO se deve, de nenhuma forma, MORDER A CRIANÇA para mostrar-lhe como se sente quando ela morde. Isso a ensinará que tenha um comportamento agressivo.
- Se deve ter paciência e persistência para educar as crianças que mordem. Elas não aprenderão de um dia para o outro. Os pais devem repetir e repetir que MORDER NÃO É BOM.
- Se a criança persistir em morder os outros, não a leve nos braços nem brinque com ela por uns 5 minutos, após ela ter mordido. Assim a ensinará que mordendo não te chamará a atenção.

Como evitar que a criança morda

 

Se o seu filho tem o costume de morder, é muito importante que o vigie. Se puder tome algumas medidas para que as mordidas não cheguem a ser concluídas:
1- Anime o seu filho a conversar e falar com você, através de um jogo, de um desenho, de algum trabalho manual, etc.
2- Quando o seu filho estiver brincando com outra criança, esteja sempre atenta a ele. Vigie o seu comportamento e oriente a forma de brincar entre eles.
3- Ensine ao seu filho a compartilhar. Ele deve entender que ser amigo é também compartilhar.
4- Ensine ao seu filho a esperar. Evite situações que possam irritá-lo ou cansá-lo, com frequência.

Fonte: Guia Infantil